...à paisana

...janela quotidiana...

sexta-feira, maio 19, 2006

'In'Segurança em São Paulo

A crise na segurança que estamos observando em São Paulo veio na verdade gerar um grande conflito político, mesmo às vésperas das eleições.
“A oposição, via Tarso Genro (Ministro das Relações Institucionais-PT), acusa governo paulista – lê-se: Alckimin – pré-candidato à presidência da República pelo PSDB - de negociador às avessas - ´...o governo Alckmin preferiu negociar com os criminosos a aceitar ajuda federal...´. Apesar de ter recebido inúmeras propostas de ajuda federal.
Tudo isso porque o ex-governador afirmou que a culpa pela violência em São Paulo era do Governo Federal, pois o mesmo havia realizado cortes de recursos ao Fundo Penitenciário e ao Fundo de Segurança Pública.
Isso sem levarmos em conta o caos que se instalou no Congresso, a oposição que se nega a votar os projetos e se nega a ter qualquer diálogo com o governo Lula – pré-candidato à reeleição presidencial pelo PT.”
Agora eu pergunto, isso na verdade nada mais é do que uma boa e bela tentativa de transformar crise na segurança em questão política? Se olharmos por essa ótica, haja oportunismo. Na tentativa de derrubar o pré-candidato a oposição lança esse tipo de comentário, em resposta à acusação ao atual governo – chumbo trocado não era para doer...
Mas vamos refletir, a culpa é do governo estadual, do governo federal, ou na verdade é uma espécie de bola de neve que vem crescendo há muito e tinha que estourar em algum ponto?
Para mim isso é um grito de acorda muito mais social, porém muitos políticos estão se fazendo com isso, quanto na verdade estão, na minha concepção se afundando ainda mais lama ao invés de estarem se promovendo (como o almejado). Conflito social, econômico, político..., não é de hoje que estamos convivendo com esse tipo de crise, simplesmente nunca havia tomado tamanha proporção.