...à paisana

...janela quotidiana...

quarta-feira, maio 31, 2006

Braga (Portugal)


Essa é a cidade natal da Iarinha.

Araraquara (São Paulo)


Essa é a minha cidade natal.
Ai que saudades, não apenas da cidade, mas muito mais de quem lá ficou...
Beijos Grandes:
Mãe, Pai, Fabiana, Luciana, Caká, Júlia, Natália e todas as amigas e amigos que se for falar nome a nome ficamos horas a lembrar e a chorar... Amo vocês

Gabela (Angola)


Essa é uma das imagens da cidade natal do João...
Espero um dia poder conhecer Angola!!!
Quem sabe... :)

Viagem...


Viaje por muitos países, sem sair de casa...

Ótima idéia esse site: http://www.alovelyworld.com/index2.html

Visitem... Essa imagem (acima) é de lá

Porto da Barra (Salvador-BR)

domingo, maio 21, 2006

Movimento negro convoca ato por cotas na USP para próxima terça-feira

((trecho extraído da Folha de São Paulo))
A ONG Educafro convocou representantes dos movimentos negros, estudantes e os cursinhos comunitários para um ato público na USP (Universidade de São Paulo) na próxima terça-feira (23).
Na ocasião, o Conselho Universitário da instituição fará uma sessão especial para discutir propostas de políticas afirmativas.O coordenador da Educafro, frei David Santos, refere-se à manifestação como "Vigília pela Inclusão". Ainda não há uma programação definida, mas as atividades iniciam às 9h e seguem, segundo o frei, "até o final da reunião do conselho".
As propostas que serão discutidas pelo Conselho Universitário não foram divulgadas oficialmente pela Reitoria da USP. Quando assumiu o cargo no fim do ano passado, a reitora Suely Vilela afirmou que uma de suas metas era aumentar o número de alunos oriundos da rede pública na universidade. Nunca falou de um sistema de cotas, mas de pontuação acrescida no vestibular para estes estudantes.A idéia agrada os movimentos sociais.
Frei David ressalva, no entanto, quatro condições para que uma proposta de ação afirmativa aprovada na USP seja "válida"."Tem de ajudar alunos que, primeiro, venham da rede pública; que tenham cursado o Ensino Fundamental e o Médio lá e que venham de famílias cuja renda seja um salário mínimo e meio. E tem de incluir também alunos dos grupos étnico-raciais afro e indígena", disse.

Comentário:
O sistema de "bonificação" (via pontuação acrescida), por ser estudante carenciado, minoria étnica, estudante oriundo da rede pública de ensino, favorece ou desfavorece?
Não sei muito bem se esse é um dos melhores estímulos à inclusão nas Universidades públicas.
O ideal, na minha concepção, seria uma política de fortalecimento dos Ensinos Fundamental e Médio para assim dar iguais condições de acesso à uma Universidade Pública e não um mimo desses...

As freiras

Esta é da amiga Ana (não me responsabilizo)

Duas freiras saíram do convento para vender biscoitos. Uma é conhecida como Irmã Matemática (M) e a outra é conhecida como Irmã Lógica (L):
M - Está ficando escuro e nós ainda estamos longe do convento!
L - Você reparou que um homem está nos seguindo há meia hora?
M - Sim, o que será que ele quer?
L - É lógico! Ele quer nos estuprar.
M - Oh não! Se continuarmos neste ritmo ele vai nos alcançar em no máximo em 15 minutos. O que vamos fazer?
L - A única coisa lógica a fazer é andarmos mais rápido!
M - Não está funcionando.
L - Claro que não! Ele fez a única coisa lógica a fazer, ele também começou a andar mais rápido.
M - E agora, o que devemos fazer? Ele nos alcançará em 1 minuto!
L - A única coisa lógica que nos resta fazer, é nos separar! Você vai para aquele lado que eu vou para este lado. Ele não poderá seguir nós duas.
Então o homem decidiu seguir a Irmã Lógica. A Irmã Matemática chegou ao convento preocupada com o que poderia ter contecido à Irmã Lógica. Passou um bom tempo e eis que a Irmã Lógica chega.
M - Irmã Lógica!! Graças a De us você chegou! Conte-me o que aconteceu!!
L - Aconteceu o lógico. O homem não podia seguir nós duas então ele optou por me seguir.
M - Então, o que aconteceu?
L - O lógico, eu comecei a correr o mais rápido que podia e ele correu o mais rápido que ele podia também...
M - E?
L - Novamente aconteceu o lógico: ele me alcançou.
M - O meu Deus! O que você fez?
L - Eu fiz o lógico, levantei meu hábito.
M - Oh, Irmã!!!! E o que o homem fez?
L - Ele também fez o lógico e abaixou as calças.
M - Oh, não!!!!! O que aconteceu depois?
L - Calma vc está muito apressada para saber o resultado. Não é óbvio, Irmã? Uma freira com o hábito levantado consegue correr muito mais rápido do que um homem com as calças abaixadas!!!!!

sexta-feira, maio 19, 2006

'In'Segurança em São Paulo

A crise na segurança que estamos observando em São Paulo veio na verdade gerar um grande conflito político, mesmo às vésperas das eleições.
“A oposição, via Tarso Genro (Ministro das Relações Institucionais-PT), acusa governo paulista – lê-se: Alckimin – pré-candidato à presidência da República pelo PSDB - de negociador às avessas - ´...o governo Alckmin preferiu negociar com os criminosos a aceitar ajuda federal...´. Apesar de ter recebido inúmeras propostas de ajuda federal.
Tudo isso porque o ex-governador afirmou que a culpa pela violência em São Paulo era do Governo Federal, pois o mesmo havia realizado cortes de recursos ao Fundo Penitenciário e ao Fundo de Segurança Pública.
Isso sem levarmos em conta o caos que se instalou no Congresso, a oposição que se nega a votar os projetos e se nega a ter qualquer diálogo com o governo Lula – pré-candidato à reeleição presidencial pelo PT.”
Agora eu pergunto, isso na verdade nada mais é do que uma boa e bela tentativa de transformar crise na segurança em questão política? Se olharmos por essa ótica, haja oportunismo. Na tentativa de derrubar o pré-candidato a oposição lança esse tipo de comentário, em resposta à acusação ao atual governo – chumbo trocado não era para doer...
Mas vamos refletir, a culpa é do governo estadual, do governo federal, ou na verdade é uma espécie de bola de neve que vem crescendo há muito e tinha que estourar em algum ponto?
Para mim isso é um grito de acorda muito mais social, porém muitos políticos estão se fazendo com isso, quanto na verdade estão, na minha concepção se afundando ainda mais lama ao invés de estarem se promovendo (como o almejado). Conflito social, econômico, político..., não é de hoje que estamos convivendo com esse tipo de crise, simplesmente nunca havia tomado tamanha proporção.

quinta-feira, maio 18, 2006

Saudades do Brasil

São grandes as saudades...
...mas são parte integrante de todo o processo de evolução.

Este blog vem a substituir o anterior criado e, por ora, abandonado site que levava o nome "Saudades do Brasil".

Este blog, assim também como o site, aceita comentários, críticas, troca de informações, idéias., debates, enfim, tudo que venha enriquecer e acrescentar .

E , por eu estar "à paisana" é que o blog leva esse nome. Muitas vezes nós precisamos nos despir de fantasias e preconceitos para que possamos ter sucesso e para que possamos proporcionar sucesso a outras pessoas.

...ordem e progresso a todos nós... (...à paisana)